Curriculum

Sou Engenheiro Mecânico pelo Instituto Superior Técnico.
Tenho um MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica.
Sou doutorando em Gestão no Instituto Superior de Economia e Gestão.

Exemplo de trabalhos efectuados

Tratamento de questionários – III

Para um trabalho académico fez-se o tratamento de 250 questionário sobre os principais factores tidos em conta na selecção e valorização do contabilista pelas empresas.

Tratamento de questionários – II

Para uma das maiores empresas nacionais foi feito o tratamento de 500 questionários sobre o novo site da empresa por forma a avaliar a eficácia da mudança efectuada na página e da qualidade dos vários serviços.

Tese do MBA

Na tese do MBA fiz o tratamento de inquéritos sobre a atitude das empresas em relação à inovação.

Usando uma análise de cluster foi possível identificar 3 tipos de comportamentos diferentes das empresas em relação à inovação e dessa forma caracterizar cada um desses grupos.

Todas as organizações costumam ler revistas e outras informações sobre a sua área. O grupo mais inovador usa mais todo o tipo de ferramentas de inovação e em especial tem maior conhecimento de ferramentas que permitem fazer uma implementação rápida das alterações.

Tratamento de inquérito de satisfação de clientes

Pegando nos dados de um inquérito de satisfação de clientes de uma software house foi possível determinar:
Os clientes entendiam diversas perguntas como sendo a mesma pergunta respondendo a todas de igual forma.
Existia um grupo de clientes insatisfeitos os quais estavam especialmente insatisfeitos com a documentação de novas funcionalidades do produto.

Tratamento de questionários – I

Para uma empresa das principais marcas do ramo automóvel foi efectuado o tratamento de mais de 1000 questionários.
Com este tratamento foi possível verificar o grau de satisfação com os diversos canais de contacto da marca e em particular avaliar a importância do canal web no contacto com o cliente.

Análise de chamadas

Para um call center foram feitas diversas análises sobre vários milhões de chamadas. As diversas análises permitiram descobrir desde constrangimentos a nível da linha telefónica de saída por um dos operadores, à distribuição horária e semanal das chamadas e apoiar a determinação da melhor hora de efectuar chamadas.

Foi ainda possível cruzar o nível académico com o nível de desempenho dos operadores.

Análise de cobrança

Foi feita uma análise da cobrança efectuada por operador em função da antiguidade e da percentagem de chamadas de inbound recebidas. Com uma análise de factores principais foi possível determinar que mais que a antiguidade em si o facto de receberem mais chamadas de inbound contribuia mais para o resultado.

Conseguiu-se igualmente determinar uma curva de aprendizagem dos operadores em termos de resultados obtidos.

Análise de legislação

Foi dado apoio numa tese para analisar a legislação de um determinado periodo. Com essa análise conseguiram-se fazer vários cruzamentos por forma a sustentar ideias teóricas tidas sobre o impacto que o proponente da legislação tinha na sua aprovação. Conseguiu-se igualmente ver o impacto de períodos mais conturbado nalgumas produções legislativas.

Leave a Reply